Grupo Lusiaves pioneiro na certificação Halal
23/03/2016
 
O Instituto Halal de Portugal (IHP) dedica-se à análise, fiscalização, inspecção e certificação de produtos considerados Halal para consumo humano, assegurando que a elaboração destes produtos e os respectivos processos de produção cumprem os requisitos do Halal. 
No final do ano passado, a Hiperfrango, empresa que integra o Grupo Lusiaves, deu início aos contactos com o Instituto Halal de Portugal/CIL, que demonstraram a necessidade de um parceiro que conseguisse levar por diante um processo de certificação de produtos com abate Halal e que tivesse a capacidade de fornecer toda a comunidade muçulmana em Portugal.
 
O Grupo Lusiaves, sempre receptivo a novos desafios, prosseguiu internamente com a apresentação do projecto e o levantamento das necessidades para o concretizar. A partir daí realizaram-se visitas aos centros de abate com responsáveis do IHP e CIL, para delinear as necessidades de admissão de magarefes muçulmanos para fazerem o abate e avançou--se com a contratação.
O processo de certificação Halal cumpriu o objectivo delineado, dando toda a formação de abate aos magarefes e também a todos os intervenientes no processo nos centros de abate e centros de distribuição. A formação de abate Halal e manuseamento de produtos é sempre assegurada pelos responsáveis do Instituto Halal de Portugal e Comunidade Islâmica de Lisboa.
A 26 de fevereiro, na Mesquita central de Lisboa, a Comunidade Islâmica de Lisboa representada por Sheikh Munir David e o Instituto Halal de Portugal representado por Sheikh Azhar Vali assinaram uma informação de autorização ao Grupo Lusiaves para dar início à comercialização de produtos Halal. Entre as aves Halal encontram-se frango inteiro e partes de frango desmanchado, frango do campo, galinha grande inteira, galinha pequena inteira, peru inteiro e partes de peru desmanchado.
No dia 1 de março arrancou a comercialização de produtos Halal do Grupo Lusiaves junto de toda a comunidade muçulmana na zona de Lisboa, mostrando assim a capacidade do Grupo de responder positivamente ao desafio lançado e encetando uma parceria que revela enorme confiança entre as partes e que torna o Grupo o único produtor/comercializador certificado para oferecer este tipo único de produtos.
 
 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica