Simulacro na Racentro
24/04/2017

Um incêndio numa viatura, seguido de explosão com existência de derrame de combustível, foi a causa de um exercício de emergência que teve lugar junto ao Tegão 3 nas instalações da Racentro em Monte Redondo, no dia 12 de Julho, pelas 10h30, que contou com a participação de elementos do corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria.

O incidente obrigou à evacuação parcial da empresa tendo provocado um ferido grave.

O simulacro que decorreu na zona de cargas e descargas da empresa teve como objetivo principal o cumprimento das exigências legais em vigor aplicáveis a este âmbito de atividade - Utilização Tipo XII «Industriais, oficinas e armazéns». O exercício teve ainda como objetivos adicionais:

·         Testar a capacidade de resposta das equipas de emergência em cenários de incêndio, pondo em prática os procedimentos definidos no Plano Segurança Interno;

·         Testar a capacidade de resposta a uma Emergência Ambiental pondo em prática os procedimentos das Instruções de Trabalho de Emergência Ambiental;

·         Analisar o sinal sonoro a ativar em caso de evacuação;

·         Avaliar os impactos ambientais para este cenário de emergência.

O simulacro, estudado ao minuto, visava o socorro imediato dos feridos após o início do incidente.

Com o incêndio por controlar foi despoletado o alerta com um sinal sonoro, enquanto todos os colaboradores da empresa começavam a ser evacuados e devidamente direcionados para o ponto de encontro existente junto da portaria. De igual modo, foram chamados os Bombeiros enquanto os socorristas da Racentro permaneciam junto do ferido prestando as ações básicas de primeiros socorros.

Os trabalhadores só foram autorizados a regressar aos seus postos de trabalho após as operações de rescaldo e verificadas as condições de segurança.

A realização deste simulacro faz parte integrante de um conjunto de requisitos necessários para aprovação, até ao final de 2016, do Plano de Segurança Interno da Racentro pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica