Grupo Lusiaves, presidido por Avelino Gaspar, investe 10 milhões na ampliação da Racentro
15/12/2017

O dia 15 de dezembro fica não só marcado pela entrega da Medalha de Honra da Agricultura mas também pela inauguração da ampliação da Racentro. Um investimento de 10 milhões de euros. O evento decorreu nas instalações da Racentro em Monte Redondo e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas dos Santos.

 

Este investimento vai permitir à empresa um crescimento de 50%, passando a ter uma capacidade de produção mensal de 60.000 toneladas. Com um volume de negócios atual superior a 130 milhões de euros e mais de 160 colaboradores diretos, a Racentro produz mais de 480.000 toneladas por ano.

 

Durante o evento Avelino Gaspar, Presidente do Grupo Lusiaves sublinhou que ao realizar este investimento na Racentro, o Grupo está a reforçar a liderança nacional que esta empresa tem no sector. Trata-se da mais avançada e automatizada unidade fabril, deste mercado, com recurso a tecnologia 4.0. O nosso processo produtivo garante a anulação da carga microbiana e o controlo em tempo real de toda a rastreabilidade, providenciando a melhor segurança alimentar. Os nossos produtos estão num patamar de excelência em termos de qualidade. Esta tecnologia também permite uma redução no consumo energético, uma preocupação sempre presente no Grupo Lusiaves”.

 

A Racentro passa a fazer a moagem individual das matérias-primas, o que permite obter o tamanho de partícula ajustado a cada uma das várias fases da vida produtiva dos animais. E, ainda inova com a implementação de um processo de tratamento térmico, no qual a ração é submetida a uma alta temperatura por forma a garantir a destruição de todos os micro-organismos patogénicos.

 

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, referiu que este investimento "é a demonstração inequívoca que o sector agroalimentar no seu sentido mais amplo é um setor que acredita no futuro, que investe e que continua a revelar uma enorme capacidade de inovar, transformar e competir" e sublinhou o facto do investimento da Racentro "que não teve apoio público" e que, por isso, é "ainda merecedor de maior reconhecimento por parte do Governo".

 

Com este investimento, a Racentro apostou na instalação de um dos maiores secadores de milho do país, com uma capacidade de secagem de 1200 toneladas por dia. Uma aposta no milho nacional que irá diminuir as importações deste cereal. Em 2017, a secagem de milho verde representará 14% do total de milho consumido na Racentro, estando este secador à disposição de todos os agricultores portugueses.

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica