Grupo Lusiaves aposta no crescimento socialmente responsável
08/02/2019

O Grupo Lusiaves, líder inquestionável do seu sector, acumula a maior, e melhor empresa no top das 100 maiores empresas do Distrito de Leiria, um ranking, preparado no mês de Julho de 2018, pela consultora Baker tily e pelo jornal Região de Leiria, que coloca o Grupo em destaque com 10 empresas entre as maiores e três entre as melhores empresas do Distrito. A Lusiaves é a maior empresa do distrito de Leiria e a melhor é a Perugal que também pertence ao grupo. Entre as maiores, no top das cinco está também a Racentro, empresa de produtos compostos para animais do Grupo Lusiaves situada em Monte Redondo.

 

DESTACA-SE NA INOVAÇÃO 4.0

Entre as cinco maiores empresas do distrito, a Racentro destaca-se pela qualidade dos seus produtos e pela sua capacidade de inovação. No ano passado, o Grupo anunciou o investimento de 10 milhões de euros na empresa, permitindo um crescimento, em termos de produção, de 50%, passando a ter uma capacidade de produção mensal de alimentos de 60 mil toneladas. Com os processos totalmente automatizados, a Racentro tem os seus processos dirigidos em tempo real, a partir de uma sala de controlo de grandes dimensões e equipada com tecnologia de ponta, garantindo toda a produção e rastreabilidade do produto. Para além disso, a empresa, como todo o Grupo Lusiaves, está a implementar um Sistema integrado de gestão empresarial, que permitirá integrar todos os processos administrativos, em todas as empresas. Trata-se de um forte investimento financeiro e humano que vai melhorar a qualidade de serviço a clientes, a parceiros, dar melhor experiência de trabalho aos colaboradores.

 

PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE

A sustentabilidade ambiental também está no centro das prioridades do Grupo Lusiaves. Enquanto motor do crescimento económico, crescimento do emprego e fonte de tecnologia e inovação, o Grupo tem tido um interesse próprio em contribuir para estar alinhado com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. Ao nível ambiental, o Grupo trabalha de forma ativa na execução de 6 das 17 metas proposta na agenda da Organização das Nações Unidas. Nomeadamente, no objetivo 7 desta agenda - que trata o tema das energias renováveis e acessíveis: “Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global e duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética à escala Global”. O Grupo cumpre este objetivo com o investimento realizado na instalação de 20 mil painéis fotovoltaicos que permitem todos os anos a produção de energia limpa, reduzir as emissões de CO2 e contribuir para a redução do aquecimento global. Só em 2017, esta preocupação e dedicação permitiram a redução das emissões de CO2, em cerca de 4400 toneladas. A frota do Grupo Lusiaves que inclui mais de 100 veículos elétricos e híbridos e a intenção de continuar a adquirir apenas veículos elétricos também está alinhada com este objetivo.

Outro exemplo, do alinhamento com os objetivos da ONU são as preocupações do Grupo com “Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis” nomeadamente com o consumo de água: Mais de 75% do volume de água é devolvido ao ecossistema e ainda a valorização de 97% dos seus resíduos.

 

GRUPO APOIA A COMUNIDADE COM PRÉMIO FAZER AVANÇAR

O crescimento e desenvolvimento do Grupo Lusiaves tem aproximado, cada vez mais, a empresa das comunidades onde está presente nomeadamente na cooperação que presta no desenvolvimento local. Este ano, a empresa lançou mais uma forma de apoiar estas comunidades com a apresentação do Prémio Fazer Avançar. Trata-se de um prémio de responsabilidade social que vai correr o país, no sentido de premiar projetos de valor que são realizados em cada lugar, onde o Grupo está presente, e pelas instituições dessas comunidades, nomeadamente ao nível social, económico, ambiental, cultural e desportivo.

A primeira edição do Prémio Fazer avançar, teve lugar em 2018, valorizou a comunidade de Soure, concelho onde a empresa tem grandes investimentos e mais de 100 colaboradores. Neste concelho, foram apoiados três projetos, uma carrinha para serviço domiciliário noturno a idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, um jardim sénior  para promover as atividades ao ar livre e combater o isolamento deste sector da população e a reconstrução de uma escola primária para a promoção de atividades desportivas e culturais, num total de 15.000 Euros. Em breve o Grupo irá anunciar a data da próxima edição e a localização da próxima edição, que terá como missão Valorizar uma outra comunidade em que o Grupo está presente.

 

 

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica