Leds na Unidade da Marinha das Ondas significam maior economia e bem-estar
24/04/2017

A otimização de recursos, a melhoria das instalações e o incremento do bem-estar dos colaboradores são elementos constantes na atividade do Grupo Lusiaves como demonstra a recente remodelação de circuitos de iluminação na Unidade da Marinha das Ondas (UMO).

Do ponto de vista técnico, a remodelação justifica-se pelo aumento galopante do parque de equipamentos, o qual acarreta, na mesma proporção, o aumento de consumos de energia elétrica, bem como da potência instalada, tornando-se assim necessário implementar normas que visem a redução dos consumos e a implementação de diferentes tecnologias de rendimento superior.

A nova instalação elétrica teve ainda como base o estudo luminotécnico de algumas das áreas da UMO, a avaliação de circuitos de iluminação de emergência e a constatação de algumas deficiências no comando da iluminação.

Estudo que originou a substituição de cablagem e das obsoletas luminárias (equipadas com lâmpadas fluorescentes T8) por 166 luminárias LED de elevada eficiência, com controlo individualizado do fluxo luminoso e possibilidade de programação dos horários de funcionamento e elevado MTTF (mean time to failure), nas áreas de Abate, Embalagem Parque 1 e Transformação .

Esta intervenção permite a redução de 50% dos consumos de energia elétrica associada à iluminação das referidas áreas, o controlo e monitorização da iluminação e o aumento de conforto e da segurança dos colaboradores durante a ocupação dos seus postos de trabalho.

As diversas ampliações e remodelações efetuadas, ao longo dos 30 anos de existência, na Unidade de Marinha das Ondas (UMO) refletem a preocupação constante do Grupo com questões relacionadas com a sustentabilidade. Preocupação que se estende às diferentes unidades e empresas do Grupo.

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica