Utilização de carnes de aves é tendência na alta cozinha
30/12/2017

Chef Rita Oliveira Restaurante Sentidos Your Hotel & Spa:

Como chef de cozinha tenho sempre a preocupação da saúde e do bem-estar dos meus clientes. Quando estamos com algum desconforto no estômago é muito recomendado o consumo de carne de frango, pois ela é de fácil digestão e possui muito pouca gordura.

 

O baixo teor de gordura é um dos maiores benefícios do consumo de carne de aves, principalmente se cozinhada sem pele, pois isso ajuda a reduzir o colesterol derivado deste tipo de proteína.

 

Por outro lado, segundo o relatório da agência internacional da Organização Mundial de Saúde que se dedica ao estudo do cancro (International Agency for Research on Cancer, IRAC), o consumo de carne vermelha, como "provavelmente carcinogénico para humanos" e o consumo de carne processada, como salsichas ou enlatados, como "carcinogénico para humanos".

 

Também é importante reconhecer que nem todas são aves são carne branca. O nome "carne branca", responde à cor da carne, mas também para as características químicas do animal, uma vez que tem uma menor concentração de mioglobina, uma proteína criada pela união de oxigénio com o ferro, o que é benéfico para o músculo. A diferença mais importante entre as carnes brancas e vermelhas é o tipo e quantidade de gordura que elas trazem.

 

O uso dessas carnes na alta cozinha é uma tendência em crescimento, sempre que posso opto por elaborar pratos que garantam a saúde e o bem estar sem comprometer o sabor e o requinte da receita.

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica