Escolinha de Português com certificação em marcha
01/06/2018

No dia 27 de janeiro de 2018, a turma dos alunos imigrantes, que trabalham na empresa Lusiaves na Marinha das Ondas, teve a visita do Administrador da empresa, Eng. Carlos Caldeira, do Vice - Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. Carlos Monteiro, do Presidente da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Sr. Manuel Nada, do Presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Marinhense, Sr. Manuel Caiano, e do Presidente da Associação de Pais do Centro Escolar, Sr. Luís Fernandes.  As aulas de Português decorrem no Centro  Escolar  no âmbito do projeto "A língua como fator de integração" e contam já com 65 participantes, que todos os sábados à tarde se encontram para aprender a nossa língua e a nossa cultura.

Nesta visita, Carlos Caldeira, Administrador da Lusiaves comprometeu-se a continuar a colaborar no projeto, fornecendo o material didático necessário. O Vice-Presidente da Câmara manifestou a sua disponibilidade para, juntamente com os organismos competentes, envidar esforços para ajudar no processo de certificação do domínio da língua portuguesa.

"Este projeto, que começou de forma empírica, tem contribuído para a integração destes imigrantes vindos do Nepal, do Bangladesh e da Índia. No início, o grupo de aluno era constituído quase exclusivamente por homens. Todavia, o facto de se sentirem integrados fez com que trouxessem mulher e filhos. No início do ano letivo, matricularam-se oito crianças no Centro Escolar e no ensino básico e secundário estão matriculados cinco jovens, três rapazes e duas raparigas.  Continuaremos a ajudar estas pessoas para que elas se sintam bem, apesar de estarem longe da sua família, do seu país e da sua cultura, e contribuam para o desenvolvimento da vila onde trabalham e onde reorganizaram a sua vida." Referem as mentoras do projeto, Dulce Pedrosa, Fernanda Jordão, Isabel Cordeiro e Vera Parracho.

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica