Grupo Lusiaves garante casa para pessoas sem abrigo em Leiria
27/10/2020

A Câmara Municipal de Leiria, a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário e o Grupo Lusiaves assinaram um protocolo de cooperação, por via de financiamento do Grupo Lusiaves, o qual tem por objetivo integrar socialmente pessoas sem-abrigo na cidade de Leiria, através do modelo internacional Housing First.  

Na sequência do apelo lançado pela Câmara de Leiria, o Grupo Lusiaves decidiu apoiar o projeto com um financiamento de 80.000€, valor que servirá para proporcionar habitações individuais e um contributo para o dia-a-dia de todas as pessoas identificadas como sem-abrigo pela InPulsar (associação dinamizadora do projeto Morada Certa - Leiria Housing First).  

Trata-se de um apoio inédito a nível internacional, pois, até ao momento, em nenhum país, o projeto Housing First, possui apoio de uma entidade privada.  

 

“Ao associarmo-nos a esta causa solidária, meritória e sobretudo tão importante quanto urgente nos tempos que atravessamos, manifestamos a nossa solidariedade e responsabilidade social para com as comunidades onde nos encontramos. O Grupo Lusiaves não pode deixar de dar o seu contributo quando a saúde e o bem-estar social têm que estar no centro das prioridades”, afirma Avelino Gaspar, Presidente do Grupo Lusiaves. 

 

A Câmara Municipal de Leiria já financia este projeto, desde outubro de 2019, no apoio à habitação permanente e individualizada de três pessoas em situação de sem-abrigo e garante o acompanhamento e monitorização trimestral do projeto através da Divisão de Desenvolvimento Social do Município, em conjunto com a equipa da InPulsar.  

 

Considero este momento particularmente marcante para Leiria, na medida em que se trata de um protocolo que junta o poder autárquico, movimento associativo solidário e setor empresarial num modelo de intervenção tripartido que junta diferentes competências e sensibilidades que se complementam. Este é um caminho que deve ser aprofundado e estimulado”, disse o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. 

A dinamização do projeto Morada Certa – Leiria Housing First é da InPulsar que no âmbito deste protocolo, garante a realização de um modelo de avaliação das situações sinalizadas e o apoio necessário para a real integração destas pessoas. 

“Esta ação meritória perdurará na história bonita da nossa cidade. Uma ação com impacto nos nossos utentes e em toda a comunidade que se pode orgulhar de viver numa cidade onde uma iniciativa privada consegue construir os caminhos necessários para que os nossos técnicos consigam chegar a mais pessoas que se encontrem numa posição fragilizada. Com esta ação todos traremos mais dignidade humana a Leiria e por isso mesmo se revela de uma importância extrema e de um valor inegável. Gratos ao Grupo Lusiaves por ter decidido caminhar connosco neste projeto que devolve às pessoas, que vivem em situação de sem-abrigo, a possibilidade de voltar a sonhar”, refere Miguel Xavier, Presidente da Direção da InPulsar.   

 

Inspirado no modelo Housing First, um modelo já testado internacionalmente, o projeto Morada Certa – Leiria Housing First caracteriza-se por promover o acesso direto a uma habitação individualizada, estável e integrada, bem como por disponibilizar um conjunto diversificado de serviços de suporte no contexto habitacional e de ligação com outros recursos da comunidade. 

A implementação deste modelo enquadra-se no espírito e nos objetivos da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023, tendo sido já testado com resultados muito positivos e uma taxa de sucesso, entre os 80% e 90%. 

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica