Grupo Lusiaves recebeu certificação Welfaire de Bem-estar Animal
04/05/2022

O Grupo Lusiaves é o primeiro grupo empresarial em Portugal 100% certificado em bem-estar animal na produção de frango. É também o primeiro a obter a Certificação em Bem-estar Animal Welfair® da AENOR, em Portugal, no setor avícola. Esta certificação assegura ao consumidor que os animais detentores desta insígnia têm, em todo o seu ciclo de vida, condições de bem-estar eticamente responsáveis.

Em cerimónia que reuniu responsáveis e convidados do Grupo Lusiaves, a AENOR entregou às diversas empresas do Grupo, nomeadamente à Lusiaves e à Campoaves, os certificados relativos à Certificação em Bem-estar Animal Welfair®.  Esta certificação aplica-se a toda a cadeia de valor do Grupo, incluindo a produção de frango biológico Campoaves, frango do campo Campoaves e frango Lusiaves. Isto representa cinco explorações de frango biológico Campoaves, 124 de frango do campo Campoaves e 307 de frango Lusiaves, sendo algumas delas detidas pelas empresas de produção do Grupo (Campo Vivo, Campo Aberto, Lusicresce e Lusipintos) e outras por produtores parceiros do Grupo. Todas as explorações estão abrangidas por esta certificação.

 

Esta certificação veio reconhecer as boas práticas já existentes no Grupo Lusiaves e consolida, assim, um conjunto de opções estratégicas que fazem parte da sua atividade. Para manter a certificação Welfair®, as unidades do Grupo Lusiaves são submetidas a auditorias anuais por parte do organismo de certificação. A melhoria contínua, o autocontrolo e a rastreabilidade são também aspetos verificados exaustivamente pela certificação.

 

O uso da marca de certificação Welfair® associada à rotulagem final dos produtos pressupõe que todas as organizações pertencentes à cadeia de fornecimento, desde as explorações, estejam certificadas. A Certificação em Bem-estar Animal Welfair® assegura ao consumidor que os animais detentores desta insígnia vivem, em todo o seu ciclo de vida, em condições eticamente responsáveis de bem-estar, de acordo com os protocolos estabelecidos pelos projetos europeus Welfare Quality e AWIN® (Animal Welfare Indicators).

 

Os projetos que estão na base desta certificação – Welfare Quality e AWIN®desenvolveram sistemas para avaliar e controlar a qualidade do bem-estar animal em quintas, em espaços de crescimento, no transporte e nos centros de transformação (Avisabor, Campoaves e Lusiaves). Esta avaliação e controlo permite conhecer o estado de bem-estar dos animais nas instalações e efetuar melhorias contínuas em função das necessidades.

 

Este processo de certificação é o único no mundo que se baseia totalmente em protocolos científicos verificados, de forma independente, por um consórcio de cientistas da União Europeia. As auditorias baseiam-se na observação direta do animal, com a avaliação de quatro princípios do bem-estar animal: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado.

A AENOR, uma empresa global, com atividade em 90 países, mais de 80.000 centros de trabalho certificados em todo o mundo e mais de 160 acreditações e reconhecimentos, foi o primeiro organismo de certificação em bem-estar animal e o que esteve na génese dos primeiros projetos pilotos deste esquema. Homologada pelo Institute of Agrifood Research and Technology, da Catalunha, e pelo NEIKER – Instituto Basco de Investigação e Desenvolvimento Agrário, é a principal entidade de certificação a nível ibérico, apresentando os mais elevados padrões de rigor na avaliação do bem-estar animal.

 

Avelino Gaspar, Presidente do Grupo Lusiaves, sublinha que a obtenção desta certificação “é o reconhecimento de que caminhámos, nos últimos anos, na direção certa ao colocar o bem-estar animal no centro das nossas preocupações,”. Por outro lado, é também “resultado de um amplo e intenso trabalho dos colaboradores desta organização e de grandes investimentos em equipamentos”. Refere que “melhorámos muitos procedimentos, aumentámos as equipas, intensificámos a formação dos colaboradores”. Avelino Gaspar realça ainda que o facto de ao Grupo Lusiaves terem sido entregues de uma só vez nove certificados para diferentes empresas é revelador da “nossa capacidade e da qualidade do nosso trabalho e mostra que, com esta dimensão, somos pioneiros a apresentar condições únicas de bem-estar animal, numa extensa cadeia de valor”.

 

O Grupo Lusiaves encontra-se entre os maiores grupos empresariais portugueses e é considerado, nacional e internacionalmente, uma referência no setor avícola e agroalimentar. Integrando mais de 30 empresas, assumiu uma estratégia de verticalidade do negócio, que o faz atuar em diversas áreas de atividade. Em permanente antecipação das tendências e das necessidades do consumidor, o Grupo Lusiaves sempre esteve focado na inovação tecnológica, de forma a garantir elevados padrões de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade ecológica. Algumas das suas marcas, tais como a Lusiaves e a Campoaves, são líderes de mercado.

 

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica