Obra ‘História Global da Alimentação Portuguesa’ premiada internacionalmente
19/07/2024

A obra ‘História Global da Alimentação Portuguesa’, dirigida por José Eduardo Franco e  coordenada por Isabel Drumond Braga e que contou com o alto patrocínio do Grupo Lusiaves, foi agraciada com o prémio de literatura gastronómica da Academia Internacional de Gastronomia. 

 

O Grupo Lusiaves e a sua administração está profundamente feliz pelo prémio internacional alcançado e especialmente pelo reconhecimento do mérito dos seus autores.

 

São 608 páginas dedicadas a um conjunto de temas, personalidades e géneros alimentares desde a formação de Portugal até à atualidade. A obra contempla uma série de episódios, factos e análises acerca da alimentação e dos alimentos e de como estes moldaram a sociedade e o território. 

Trata-se de um texto que ajuda a compreender, de uma forma mais evidente e detalhada, a influência que o alimento produz sobre nós e sobre a sociedade que construímos com base na alimentação. 

 

O Livro “História Global da Alimentação Portuguesa” conta já com o segundo volume lançado no âmbito de um projeto mais vasto do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. 

 

O prémio internacional destaca a obra no âmbito da literatura gastronómica e foi atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia, organismo presente em 4 continentes e que estuda tudo o que diz respeito à alimentação, apoia e promove as iniciativas de carácter cultural e premeia a investigação científica. 

 

Salienta-se que o sector avícola teve, desde sempre, uma importância de relevo no panorama da alimentação das populações. A carne de aves produzida de forma doméstica foi prática que perdurou ao longo de séculos um pouco por todas as sociedades mais ou menos rurais, por ser um dos elementos fundamentais na obtenção de proteína animal. 

Nos últimas décadas, o mundo mudou e o sector avícola soube acompanhá-las, potenciando as suas vantagens. Actualmente é considerado um sector que reúne características de produção de proteína animal mais sustentável, tendo como resultado essencial o desenvolvimento do equilíbrio entre produção de alimento e sustentabilidade ambiental. 

Em Portugal, o sector avícola fortaleceu-se criando associações e federações para responder aos desafios globais de Qualidade e Segurança Alimentar e da Distribuição Alimentar, nomeadamente através da ANCAVE - Associação Nacional de Centros de Abate e Indústrias Transformadoras de Carne de Aves e FEPASA - Federação Portuguesa das Associações  Avícolas, que prevalecem como organismos de mobilização para questões de evolução tecnológica e de sustentabilidade do sector.

O compromisso com a comunidade faz parte do ADN do Grupo Lusiaves. Tal facto reflete-se no apoio de inúmeras iniciativas meritórias em todo o território, porém, este projecto destacou-se pela importância assumida. Faz todo o sentido que o Grupo Lusiaves esteja ao lado do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, uma vez que se trata de um estímulo ao conhecimento e à cultura num tema que, em tudo, está relacionado com actividade agro alimentar e em particular na produção avícola mas também porque o Grupo Lusiaves integra um conjunto restrito de empresas que fazem parte da história da alimentação em Portugal.

Por forma a garantir um caminho de sustentabilidade economico-social, o dia-a-dia das empresas do Grupo é marcado pela implementação de uma visão comum de respeito e comunhão para com as metas de desenvolvimento sustentável, nomeadamente através da qualidade e frescura do produto, responsabilidade ambiental, respeito pelos recursos e o compromisso assumido com as pessoas das comunidades onde o Grupo Lusiaves possui a sua actividade. 

Num contexto global, em que urge dar resposta às necessidades ambientais, o sector avícola tem vindo a integrar na sua cadeia de valor práticas sustentáveis, as quais o Grupo Lusiaves adoptou desde a sua fundação. Compreender as dinâmicas que envolvem a produção primária, processamento, embalagem, armazenamento, transporte e comercialização são trunfos preciosos para encarar o futuro com maior segurança.

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica