Grupo Lusiaves integra 50% das empresas em SAP
08/07/2019

O projeto SAP Eclodir conta, desde a sua implementação, com a uniformização de processos em 15 empresas do Grupo Lusiaves, conquistando um maior e melhor detalhe financeiro e contabilístico das mesmas.

 

O projeto SAP Eclodir iniciou-se em maio de 2017 no Grupo Lusiaves, transformando-se naquele que viria a ser o maior projeto de transformação digital do Grupo, reconhecido com o Prémio Ouro pela marca SAP. A implementação do projeto SAP Eclodir tem decorrido com total empenho das equipas, tendo já chegado com sucesso a 50% das empresas do Grupo. 

  

Numa primeira fase, com a duração de cerca de seis meses, as equipas reuniram-se com o objetivo de decidir qual o formato em que iriam operar. A esta etapa de desenho do projeto seguiu-se a fase de testes, na qual a equipa testou os processos nas primeiras empresas que iriam iniciar a atividade em SAP. Posteriormente, foram realizados testes técnicos e, em seguida, testes de aceitação, nos quais os utilizadores tiveram a oportunidade de, em ambiente de formação, testar os diferentes processos contabilísticos e, deste modo, adaptarem-se ao novo sistema ou ERP. 

  

Após o período de testes, seguiu-se o momento pelo qual todos esperavam e trabalharam: os primeiros arranques em SAP, ou os “Go Lives” (termo utilizado pelas equipas de IT). Segundo Paulo Gaspar, CIO do Grupo Lusiaves, o primeiro Go Live decorreu, com sucesso, em junho de 2018 com a empresa Zoopan. “Em julho, integrámos as empresas avícolas, a Racentro e a Lusifrota. Seguidamente, em outubro de 2018 iniciámos o processo de implementação na Hiperfrango, mas este só se efetivou em fevereiro de 2019.” Em dezembro de 2018 decorreu ainda outro Go Live na Beltri e na Belperu.  

  

Os próximos meses serão de adaptação e consolidação dos procedimentos, de maneira a garantir que o sistema está a ser utilizado corretamente e que as empresas estão a tirar o máximo proveito da evolução tecnológica que este investimento em SAP permite. Após este período de consolidação, o projeto retoma a sua atividade a partir de setembro deste ano, com os Go Lives das empresas Meigal e InogenVet, marcados para o dia 1 de outubro de 2019. No início do próximo ano, o foco estará na implementação do projeto SAP Eclodir nos matadouros do Grupo.

 

“Estaremos a garantir que todos estão a trabalhar com o sistema sem quaisquer problemas. Por outro lado, estaremos também a preparar a entrada das restantes empresas em SAP, sempre assegurando a integração e o carregamento da informação de forma correta”, refere ainda Paulo Gaspar.  

  

Os próximos desafios do projeto SAP Eclodir passam por garantir que as formações são realizadas, que os entrepostos estão preparados para a mudança e que os Dados Mestres estão preenchidos para a integração das próximas empresas. 

  

Paulo Gaspar deixa um repto às equipas: “neste momento a principal mensagem é que todos devem ser proactivos, identificar os obstáculos, garantir que os colegas estão informados sobre as novas formas de trabalhar e que cumprem os planos do projeto que lhes são entregues”.

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica