O bem-estar dos colaboradores nos processos de inovação
28/11/2019

A aposta na Digitalização de processos e automação dos sistemas é um desafio que a Indústria 4.0 veio impor às organizações. Este desafio cria a necessidade de dar aos colaboradores todas as ferramentas necessárias para realizar a mudança, garantido o seu bem-estar profissional.

 

No Grupo Lusiaves, com 33 anos de história, o investimento em inovação tem sido constante, contudo nos últimos anos decidimos ir mais longe, e para além da automação de sistemas e investimentos em tecnologia de ponta, que melhoram os postos de trabalho dos nossos operadores, percebemos que era estratégico apostar na uniformização dos processos nas diversas áreas de negócio.

 

Todos estes investimentos, que vêm garantir as melhores condições de trabalho, estão a ser acompanhados de muitas horas de formação e de gestão de mudança. Quisemos garantir o bem-estar dos nossos colaboradores e por esse motivo eles têm estado no centro das decisões. Ao longo dos anos, temos vindo a desenvolver vários projetos neste sentido, e a formação e a comunicação são os instrumentos base em momentos de gestão de mudança como é o caso do paradigma da Indústria 4.0.

 

Durante estes processos de inovação e mudança garantir o bem-estar, no dia a dia do trabalho, também passa por definir o que é trabalho repetitivo e sistematizar processos eliminando os desnecessários, gerir as expectativas criadas nas equipas e realocar o talento se necessário. Deve haver uma estratégia mapeada, pois ajuda a motivar as equipas e os envolvidos no processo de transformação digital, assim como a promover o sucesso do talento interno.

 

Para realizar a jornada rumo à Inovação e conseguirmos produtos e serviços de melhor qualidade, temos de ter os colaboradores felizes, pois temos de perceber que a transformação passa por todos os envolvidos e não apenas por uma imposição da Administração. Será preciso modificar comportamentos e a cultura organizacional para que o negócio sobreviva à era digital.

 

Sónia Matias – Diretora de Recursos Humanos Lusiaves

 

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica