Grupo Lusiaves investe em tecnologia para tornar frota ambientalmente mais sustentável
20/01/2022
Inteligência artificial e plataforma informática permitem prever, monitorizar e gerir todas as operações do transporte de mercadorias, nomeadamente a gestão de consumo de combustível.
O Grupo Lusiaves participou no financiamento da startup Meight, para permitir o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de prever, monitorizar e gerir todas as operações do transporte de mercadorias, nomeadamente a gestão de consumo de combustível. Com a participação nesta empresa, o Grupo incorpora nas suas operações uma tecnologia que vai ao encontro da sua estratégia de sustentabilidade ambiental e no seguimento da opção por disponibilizar às suas equipas ferramentas informáticas que auxiliem os colaboradores nas suas funções, tornando o seu desempenho mais confortável e eficiente.
Ao tomar parte nesta fase seed de financiamento, o Grupo Lusiaves pretende também estimular o crescimento desta startup, para continuar o desenvolvimento da infraestrutura de dados e possibilitar a expansão para outros países. A Meight, fundada em 2018, conta já com 20 milhões de quilómetros percorridos e pode ser utilizada por 75% das marcas de camiões da Europa.
Meight Driver App é uma ferramenta única, dedicada a auxiliar o trabalho dos motoristas. Graças a uma infraestrutura que gere proativamente o processo de condução de veículos pesados de carga, consegue aumentar a sua eficiência e segurança; dá também suporte a várias tarefas acessórias que os motoristas têm de realizar para garantir um bom serviço de transporte de mercadorias. Esta aplicação, recorrendo a uma plataforma que integra e conecta diversos serviços já existentes – nomeadamente de telemetria, gestão de recursos, gestão de tráfego – faz a recolha de resultados e, por um processo de machine learning, processa os dados, de forma a transmitir aos motoristas através de um smartphone, em tempo real, um aconselhamento ativo.
Para além de uma melhoria na eficiência operacional, a tecnologia desenvolvida permite reduzir substancialmente os consumos e melhorar o desempenho ambiental das frotas. Vai, assim, ao encontro das exigências de sustentabilidade ecológica dos consumidores e das empresas.
Esta tecnologia, nova no mercado, vem juntar-se a outros procedimentos e tecnologias já implementados na frota do Grupo Lusiaves, que monitorizam o consumo e permitem adotar uma condução mais segura e mais amiga do ambiente.

 

 
 
© Copyright Lusiaves 2024 | Política de Privacidade e Segurança | adicionar aos favoritos | Ficha técnica