A SGS ICS, multinacional líder em serviços de certificação, reuniu o inédito consenso internacional no estabelecimento desta norma e ao concedê-la à Lusiaves contribuiu para que a empresa reforce o controlo rigoroso de todos os processos de produção, bem como assegurar maior transparência de todos os operadores da cadeia alimentar e uma comunicação interactiva entre todas as partes interessadas até ao consumidor final.
A implementação da norma NP EN ISO 22000 na Lusiaves aconteceu de forma rápida e eficaz, dado que a empresa já detém a certificação NP EN ISO 9001 garantindo uma maior compatibilidade da nova norma com a estrutura existente.
Carlos Caldeira, membro da Administração da Lusiaves e responsável pela coordenação e gestão do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, reconhece que a adopção do referencial NP EN ISO 22000 é fundamental para quem pretende manter uma comunicação interactiva com os clientes e, necessariamente, com o consumidor final.
“Face às crescentes crises que têm afectado o nosso sector, primeiro os nitrofuranos e agora a gripe das aves, o cliente procura alimentos seguros e produzidos por empresas que lhe garantam qualidade e confiança. A Lusiaves está atenta e, por isso, organizou-se internamente para reforçar o controlo dos perigos resultantes dos processos internos. Apostamos também num plano de comunicação mais claro e integrado, tanto a nível interno como externo. Hoje estamos conscientes de que produzimos cada vez melhor e com um risco menor”, esclarece.
A aplicação desta norma insere-se no âmbito da política de segurança alimentar que a Lusiaves sempre privilegiou e vem reforçá-la no sentido de assegurar a segurança e qualidade dos seus produtos ao longo da cadeia alimentar até ao seu consumo final.
Sobre a LUSIAVES
A empresa LUSIAVES - Indústria e Comércio Agro-Alimentar, S.A., sita na Marinha das Ondas (Figueira da Foz) e fundada em 1986, perspectiva para o corrente é continuar a inovar na qualidade e desenvolver novos produtos indo ao encontro das novas necessidades do mercado, nomeadamente na área do produtos transformados de aves, atravessar fronteiras abrindo novos mercado e aumentando a sua produção própria de aves, modernizando e equipando as suas instalações com as melhores tecnologias.
Sobre o Grupo SGS
Fundada em 1878, a SGS é líder mundial nas áreas de Inspecção, Verificação, Análise e Certificação.
Presente em mais de 140 países, está em Portugal há mais de oitenta anos, com uma vasta equipa de colaboradores especializados, apoiados por uma rede de modernos laboratórios.
A SGS ICS é o Organismo de Certificação do Grupo SGS Portugal, líder na certificação de sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Serviços e Produtos, entre outros.