SER CRIATIVO É NECESSÁRIO, MAS NÃO É SUFICIENTE! A grande questão é: como ser criativo naquilo que é importante a toda a hora?
Isto é, como permitir que essa criatividade tenha impactona criação de valor para a nossa organização, clientes e sociedade em geral de modo sistemático e contínuo. Hoje, dificilmente se
cria algo de novo, se inova, de forma isolada. É essencial adoptar práticas de cooperação, dentro e fora da organização (indústria, academia, ciência…), para resolver problemas de forma eficaz, prosperar e competir de forma sustentada no mercado global.
Para tal, importa adoptar uma visão sistémica da investigação, desenvolvimento e inovação, de forma a gerir os inputs criativos e transformá-los em novos produtos, novos serviços, poupanças.
Em colaboração com uma empresa especializada (VLM) o Grupo Lusiaves está a implementar
um sistema de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (IDI). O sistema está centralizado num núcleo de IDI, designado por Innovation Board LUSIDI, que gere estrategicamente três processos essenciais:
“Gestão da criatividade”, “Gestão das interfaces” e “Gestão de projectos ID&I”.
A este sistema todos são chamados a participar de forma activa. Os objectivos da implementação deste Núcleo são simples e traduzem-se pela obtenção de uma melhoria de desempenho do Grupo Lusiaves através de
novos (ou significativamente melhorados) produtos, processos e métodos organizacionais
ou de marketing.
Veja a notícia completa na Lusinews n.º 29